domingo, 18 de março de 2012

Por uma Educação que nos ajude a pensar e não que nos ensine a obedecer

É o Brasil...

     Atualmente vivemos em uma situação de verdadeira crise na educação brasileira. Triste mesmo, é pensar que esta crise não começou de agora, pois a vivemos desde muito tempo, quando as pessoas não tinham a necessidade de informação e não tinham acesso a educação básica. Somente quem possuía muito dinheiro, era capaz de aprender as coisas mais simples, como ler e escrever.

     Hoje, estamos em pleno século XXI, onde, milhares de jovens ainda são analfabetos. E quem aceita isso? Somos nós mesmos, que todos os dias passamos por dificuldades e simplesmente as ignoramos. Os proletários tem o DEVER de acordar, e muito rapidamente.

     O governo, a cada dia que passa se torna mais forte e nos engole por todos os lados, com seus impostos e atribuições. E o que nós fazemos? Absolutamente nada. Chega a dar saudade daqueles tempos de revolução, onde os jovens iam as ruas para protestar aquilo que lhes era de direito. O jovem de hoje é pacato, e não necessita de informação, se torna um verdadeiro alienado, infelizmente.

     Isso acontece, pois, a educação pública e o governo querem que aconteça. Não fazem a menor questão de que esses jovens sejam futuros revolucionários que saibam de seus direitos e possuam o senso crítico aguçado, para poder protestar e progredir na nossa sociedade.

     É engraçado que, até nas escolas particulares, mesmo o ensino sendo de boa qualidade, eles não pensam em aguçar esse lado e o senso crítico de seus alunos. Apenas os dão matéria e os ensinam o que os livros pregam. Lembrando que estes mesmos livros, são selecionados pelos mesmos que não querem que o jovem torne-se um ser realmente pensante. Hoje, nos vestibulares, é absurdo o número de jovens que não possuem o dom da escrita e não sabem se expressar. Questões fáceis são erradas por simples erros de interpretação. Crianças não possuem limites e passam de ano sem saber falar direito. É cruel a realidade.

     O pior de todos os problemas é que a população enfrenta todas essas dificuldades calada, sem voz ativa, sem perseguição pública, sem ao menos expor as suas opiniões. As redes sociais, um modo muito significativo de se começar um protesto, acabam banalizando cada vez mais assuntos que deveriam ser tratados com respeito, onde as pessoas só pensam em falar de encontros, "cutucar" os outros e postar fotos. Essa com certeza não é a real essência. Ou pelo menos, não deveria ser. A população torna-se burra e indigna de poder.

     Um dos piores e melhor exemplo que posso citar aqui é que somos governados por um simples alarme ou sinal,caso prefiram assim dizer. Nas escolas, as aulas possuem geralmente 45 minutos, e após o sinal, todos mudam de aula, e vivem como se dependessem daquelas regras e daquele horário para se organizar. É uma disciplina diferente, que dita as regras que quer, sem perguntar se aquilo é realmente necessário.

     Não poderia me esquecer dos professores, que hoje em dia mais do que nunca, são simplesmente botados de lado e não são respeitados por ninguém , nem ao menos pelos próprios alunos, que dependem deles para adquirir o conhecimento. Nem os diretores, presam por seus professores, onde os salários são baixíssimos e são tratados como verdadeiros animais. Penso que só se forma professor hoje, aquele que realmente acredita na mudança da educação do nosso Brasil. Nenhum ser que realmente prese por sua carreira, escolhe a pedagogia como forma de se sustentar, pois isso é praticamente impossível.

     Está cada vez mais difícil achar alguma escola que os alunos possuam voz. Dentro de uma rígida hierarquia, os alunos são os últimos, quando se quer, decidem os consultarem. Têm que seguir regras impostas pelos "comandantes" das escolas, assim deveriam ser chamados, e obrigados a aceitar tudo aquilo que lhes é imposto. Esses alunos por sua vez, se encontram sem saída e desmotivados a estudar. Com isso, muitos acabam abandonando os estudos e seguem a vida sem ele, sem um rumo e com um destino incerto.

     Tenho uma dúvida cruel que me arrebata todos os dias da minha vida. Se vivemos numa sociedade democrática, onde todos pela lei deveriam ter o direito de opinar e expor suas ideias, porquê somos obrigados a seguir as regras impostas por alguns? Vamos debater essa ideia, vamos a luta!
Por enquanto é só, obrigada.

Escrito por Bianca Kutchum - Aluna do 2º Ensino Médio

2 comentários:

  1. Se houvesse um jeito de repassar essa mensagem de uma forma que pelo menos mais da metade dos jovens ouvissem ou lessem, poderíamos futuramente mudar pelo menos um pouco o mundo. Afinal, a "evolução" não surgiu de um dia para o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Leonardo. Precisamos fazer com que os nossos jovens acreditem no seu potencial, e isso leva um bom tempo sim. Mas é preciso que essa mudança comece desde já, para promover significativas melhoras para nossa sociedade como um todo, pois educação é a base de tudo.

      Excluir