Proposta Pedagógica

Nossa metodologia é humanista e trabalha o sócio-construtivismo e as práticas democráticas, acreditando ser esse o caminho da transformação de uma geração mais protagonista e solidaria. Pensando na formação de futuros cidadãos responsáveis, o CNE traz uma proposta educacional voltada a socialização, consciência ambiental, empreendedorismo, autonomia, arte e cultura.


Passo-a-passo:  

Conteúdos Programáticos: os conhecimentos acadêmicos têm como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) – que é a mente que aprende.
  
Saúde e Bem Estar: constituídos de exercícios, palestras e bate-papos, estas atividades desenvolvem nos educandos a percepção de si e a prática de atividades e alimentação saudável – que é o tronco que o sustenta.  

Sociologia: são trabalhados conceitos para desenvolver a visão de mundo dos educandos, permitindo sua interação e integração com a sociedade – que são suas pernas, que permitem ir cada vez mais longe.  

Ser com visão ampliada de mundo: Reunindo toda a metodologia, geramos protagonismo e ampliamos a visão de mundo do educando, tornando-o autônomo. 

Resultado: Cérebro desenvolvido, corpo e mente equilibrada, que o levará onde desejar.


Ações que colocam o passo-a-passo em prática:

O Colégio Nova Educação desenvolve sua proposta pedagógica além dos momentos de aulas por meio de:
  • Assembleias entre os educandos em que são discutidas os eventos, as regras e outros pontos relativos ao colégio; 
  • Avaliação por portfólio: em que os próprios educandos selecionam as atividades que eles consideram importantes para os seus aprendizados e refletem sobre seus desempenhos ao longo dos semestres; 
  • Diário de bordo dos educadores em que são apresentados o cotidiano escolar; 
  • Educação financeira como uma das disciplinas desde a Educação Infantil; 
  • Núcleo de educomunicação: os educandos se reúnem para produzir o jornal Conexão CNE e reportagens para o blog do colégio; 
  • Horta, cujo o plantio, cuidados e colheita são de responsabilidade dos educandos; 
  • Grupos de estudo: educandos oferecendo e recebendo apoio nos estudos das matérias em que têm facilidade e dificuldade; 
  • Baladas organizadas pelos educandos dos Ensinos Fundamental II e Médio; 
  • Lanche comunitário periódico; 
  • Projeto Abrindo as Janelas: orientação psicológica para os educandos; 
  • Estudo de sociologia a partir do 6º ano; 
  • Escola de Valores: momentos em que os educadores voltam os estudos para os valores éticos como amizade, gratidão, cooperação e respeito; 
  • Escola de Pais: grupo formado pelos pais dos educandos para apoiarem o trabalho do colégio; 
  • Acampadentro: os educandos acampam no colégio por dois dias para confraternizarem e aprenderem; 
  • Olimpíadas do Conhecimento: ao encerramento de cada bimestre é realizada uma competição em que os educandos mostram as suas habilidades físicas (por meio de atividades esportivas), artísticas (por meio de desenhos, poesias, dança e teatro de improviso) e cognitivas (através de jogos de tabuleiro e do quiz sobre os conteúdos estudados ao longo do bimestre.

Um comentário:

  1. E muito profundo a pureza das crianças,que nos ensinam muito com a sua sinceridade e amor incondicional.

    Abcs

    ResponderExcluir