quarta-feira, 14 de maio de 2014

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA

Nós do CNE, valorizamos muito o convívio, o afeto e o amor, pois são sentimentos e valores que atuam positivamente para a vida de toda a comunidade escolar.
Acreditamos que a Família e a Escola juntas são os verdadeiros alicerces de crianças e jovens em desenvolvimento, por isso elegemos Maio para CELEBRARMOS a Família.
Há um consenso que aponta a importância do afeto e do amor para que as famílias possam criar seres afetuosos, responsáveis e mais felizes.

“A família é o núcleo mais importante da sociedade e por isto tem sido estudado pelas mais diversas ciências, abordando e explicando as transformações destas relações ocorridas no tempo. O reflexo destes estudos rompeu-se sobre a legislação brasileira, formando novos paradigmas para o Direito das Famílias e suas relações sócio-juridicas.
“A constituição de 1988 traçou novos contornos para o conceito de família baseando-se muito mais na convivência do que na estrutura do casamento civil. É uma nova construção sob contornos da solidariedade e da dignidade humana, valorada pelos sentimentos de respeito, amor, dedicação e carinho.
Cleber Affonso Angelucci, em seu texto, fez uma relação entre o amor e o princípio da dignidade humana:
“Não se olvide que, para a implementação do princípio da dignidade humana, tal como expresso na Carta Magna, o sentimento de amor desempenha papel preponderante. A vida somente se aperfeiçoa e se desenvolve em ambiente propício, com a presença do amor, constituindo a família o centro motor deste processo de integração social e de aprendizado, de onde se extrai sua relevância.”
Parafraseando Cleber Affonso Angeluci pode se dizer que o afeto é a expressão do amor e da solidariedade familiar, é um valor inerente a formação da dignidade humana e da constituição da pessoa. O afeto caracteriza um grupo unido pelos sentimentos de proteção e cuidado.”  A professora Hildeliza Lacerda num recém artigo dissertando sobre o assunto pontua que a afetividade materializa a sensação de bem estar, promove o equilíbrio da pessoa e constrói a auto-estima, capacitando-a para superar as inusitadas situações da vida.
“Os laços afetivos possibilitam que as pessoas se amem, se respeitem e desejem a felicidade reciprocamente – atitudes que permitem construir pontes sobre os abismos emocionais, ligando as pessoas por vínculos perenes. O afeto é o propulsar do senso de respeito e de cuidados nas relações familiares.” .” Trechos do texto retirado do link: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8035)

É nesse contexto que a Família CNE quer sempre celebrar essa constituição deveras importante A FAMÍLIA.
Esperamos que todos possam estar CELEBRANDO EM FAMÍLIA vitórias, amores, conquistas e se apoiando em situações difíceis ou tristes, pois juntos somos sempre mais fortes.
JUNTE-SE A NÓS!!!

EDUCAÇÃO + FAMÍLIA – FELICIDADE GARANTIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário